Fotografia
Hoje em dia podemos contar com grandes avanços tecnológicos no ramo odontológico e a fotografia esta cada vez mais presente no dia-a- dia dos consultórios odontológicos.Se tornando uma necessidade indispensável para os profissionais envolvidos com eventos científicos, aulas expositivas, ortodontia e estética, para que assim possa visualizar e obter o registro da face, da arcada e fazer um planejamento para encontrar as melhores soluções para correções necessárias a serem feitas durante o tratamento.
Auxilia no diagnostico e na comunicação com o laboratório, alem de facilitar e o entendimento dos pacientes através da apresentação de casos semelhantes e ate mesmo arquivo e planejamento de cada paciente.
Princípios básicos de fotografia
Para entendermos um pouco mais sobre o mecanismo da fotografia digital e convencional há necessidade de se ter um conhecimento de alguns princípios básicos e conceitos sobre fotografia.
Objetiva
É um sistema ótico composto por lentes que projeta a luz sobre o filme ou sensor fotográfico. Nas fotografias intra ou extra-oral utilizamos objetivas de macro que permitem fotografias de distâncias de apenas alguns centímetros, ideal para mostrar detalhes que a olho nu não conseguimos enxergar.
Diafragma
É o orifício de abertura que controla a quantidade de luz que atinge o filme ou o sensor fotográfico. É representado pela letra “f”. Quanto maior a letra “f” menor é a abertura do diafragma e vice e versa.
Profundidade de campo
É referente às áreas mais próximas e mais afastadas da câmera que aparecem nítidas na fotografia. Quanto menor a abertura do diafragma maior é a profundidade de campo. Na Odontologia utilizamos uma profundidade de campo média ou grande para se conseguir fotos do interior da cavidade oral com nitidez, ou seja, a letra “f” tem que ter um número grande.
Velocidade do obturador
Obturador é um conjunto de “cortinas” que determina o tempo em que a luz incide sobre o filme ou sobre o sensor fotográfico. Quanto maior a sua velocidade menor é o tempo de incidência de luz. Em fotografias da cavidade oral, quando se utiliza, por exemplo, um flash circular, a velocidade deve ser alta e sem o flash a velocidade deve ser baixa para captar mais luz.
Rebatedor
O rebatedor é utilizado quando não se deseja uma luz direta e intensa. Consiste de paredes brancas onde a luz natural, do flash ou auxiliar, é rebatida e transmitida de forma suave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário